sexta-feira, 31 de maio de 2019

CONEXÃO MILHO

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Autor: James Bender.

Extraído do livro: Textos Selecionados, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano - IDPH

Um fazendeiro todos os anos ganhava um Prêmio de Qualidade pelo excelente milho que colhia e levava ao festival do milho.

Um repórter decidiu fazer uma matéria sobre o assunto e acabou aprendendo algo interessante sobre o cultivo de milho.

Quando o fazendeiro lhe contou que sempre dava de sua melhor semente para seus vizinhos, ele perguntou:

- Mas, eles estão competindo com você! Por que lhes dar da sua melhor semente?

- Por causa do vento! O vento nos conecta. O vento leva o pólen de um campo a outro. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará a qualidade de meu milho. Se eu quero cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meus vizinhos a melhorar o milho deles.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (15.32-39)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 15.32-39

A multidão acompanhava Jesus por três dias! Milagres, curas, Palavra anunciada, pessoas transformadas física e espiritualmente.

E Jesus se preocupa, porque estava chegando a hora de se despedir daquele lugar. Tinha mais o para fazer. Era preciso seguir. Mas o povo tinha fome e Jesus fala com os discípulos que não quer dispensar a multidão com fome.

Mesmo já tendo visto tanta coisa, mesmo depois da primeira multiplicação de pães e peixes, ainda assim os discípulos se preocupam com a quantidade de comida necessária para alimentar a tantos. E olha que agora era menos que da primeira vez! Mil homens a menos, os que eram contados. A respeito de mulheres e crianças, não há o registro nem na primeira, nem nessa, da quantidade, apenas da presença.

Jesus pergunta sobre quantos pães eles tinham. Respondem que sete e mais alguns peixinhos. 

Agora, esses 7 pães e alguns peixes alimentaram a todos! E ainda sobrou sete alcofas cheias!

Jesus cura. Jesus anuncia. Jesus é o próprio anúncio. Jesus alimenta. Jesus abençoa. Jesus é tudo o que cada um de nós precisa! E quando Ele disser para você fazer algo, esteja disposto e disponível! Ele mesmo vai agir com você!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Unidade Pautada no Projeto de Deus (13)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

As pessoas que apenas dizem mas não creem, ou até creem mas não praticam, ou por instrução errada (não conhecimento da real verdade) ou por conveniência, precisam ter um encontro real com o Senhor Jesus Cristo, com a Palavra de Deus, para aí sim estarem debaixo do mesmo teto, no mesmo "mundo habitado" e não em outro.

É urgente que aqueles/as que conhecem a verdade do Senhor se unam para que o mundo possa ser evangelizado com a Verdade da Palavra do Senhor. Com a verdadeira Palavra do Senhor e não com alterações que agradam ouvido humano. Somos confrontados com a Palavra. Mas isso não pode se dar com arrogância ou desprezo: o amor cristão deve pautar essa evangelização.

Quando essa pessoa já tiver com o seu coração depositado diante do Senhor, aí sim estamos dentro da mesma casa tendo Cristo como teto. O "mundo habitado" daqueles/as que já conhecem o Senhor e caminham com Ele!

Devemos buscar unidade, uma vez que o ponto principal (Jesus como único caminho) estará sendo respeitado (já que estas pessoas estarão vivendo aquilo que é vontade do Senhor).

Essa busca de unidade não implica na realização de atividades religiosas em conjunto necessariamente. Implica em buscar formas de caminhar junto para manifestar a verdade do Evangelho, para levar adiante nossa missão! Quer seja com atividades religiosas, cúlticas ou ações de convivência social, vivendo a Mensagem do Senhor em cada momento!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 28 de maio de 2019

Comentário Devocional do Livro de Daniel (7.1-28) - 4

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Durante o tempo do chifre com olhos que dizia grandes coisas, tronos são postos. Não temos a quantidade. Sabemos de um ancião de roupas e cabelos brancos que se sentou em um trono de chamas de fogo com rodas de fogo ardente. Trono remete a governo, reinado. E o fogo, neste caso remete a força e poder, além de purificação, depuração. O fogo além de destruir, pode purificar!

A visão de um rio pode remeter a ideia de proteção, sustento, cuidado. Sendo um rio de fogo, ainda purifica! E esse ancião era servido por muitos, mostrando seu poder, domínio e força! Esse é o momento do juízo, quando livros são abertos para julgamento!

E Daniel presta atenção mais uma vez naquele chifre que dizia grandes coisas, e no animal correspondente, que é morto e seu corpo destruído pelo fogo. Esse não foi purificado, mas destruído mesmo! O mesmo fogo que pode purificar, pode destruir.

Já os outros animais, perdem o domínio. As pessoas interpretam semelhança desta visão com a Estátua de Daniel no sonho de Nabucodonosor. Mas lá, cada reino passa e vem o próximo. Aqui, o último animal é destruído, mas os outros ainda não tinham perdido totalmente o poder! E mesmo perdendo agora, ainda seguem vivos por mais um tempo (um prazo e mais um tempo). Quando lemos "um tempo, dois tempos e metade de um tempo", normalmente é interpretado como "três anos e meio", sendo cada "tempo" a representação de um ano. "Metade de um tempo", meio ano. Confesso que "prazo" não deve fazer parte desse entendimento e ainda não tive a representação dessa possibilidade, mas tendendo ao mesmo entendimento de "três anos e meio", pois essa é uma medida de tempo em linguagem apocalíptica.

Outra "chave" que contradiz a ideia dessa visão se referir ao mesmo caso do sonho de Nabucodonosor é que Daniel conversa com "um dos que estavam perto" e a revelação é que os animais representam reis que se levantarão da terra (v. 17). A visão aqui é depois de Nabucodonosor. Mas ainda durante o reinado do filho, logo ainda antes da queda da Babilônia. Mas se os reis se levantarão, pensamos em futuro e nesse caso, o reino Babilônico já era realidade, podendo representar algo diferente do que a maioria interpreta.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Biografias: Salomão (13)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Muitas pessoas comentam que no fim da vida Salomão se rendeu a erros, muitos por conta da influência de suas muitas esposas, que vieram de lugares variados, com culturas e experiências religiosas diferentes. E sim, há quem questione a possibilidade de salvação de Salomão por conta disso!

Confesso que não me sinto nenhum pouco tranquilo com esse tipo de preocupação, e não me sinto em relação a qualquer pessoa! A salvação é pessoal e algo que o Senhor dá! No Antigo Testamento, diante da forma como a pessoa vivia em obediência aos preceitos da Lei e no Novo Testamento, de GRAÇA, através de Jesus!

Logo, definir a possibilidade ou não de salvação de alguém não faz parte da minha forma de agir ou pensar. Essa é uma prerrogativa da "Diretoria" e só o Senhor pode definir a respeito disso!

Não temos como ter certeza sobre "o momento final". Até um ladrão encontrou a salvação, mesmo no momento da execução de sua sentença de morte na cruz! Deveríamos entender claramente que não nos cabe definir quem pode ou não ter a salvação! Isso é com o Senhor!

O testemunho pode dar indícios de um caminho, mas como escrevi, até mesmo bem perto da morte a salvação pode chegar a um pecador, contrariando o testemunho que vimos durante a vida, caso ele seja ruim. Melhor é viver de acordo com a vontade do Senhor, experimentando desde já essa vida abundante que o Senhor nos garante, até por não sabermos qual pode ser o momento final, quer seja da nossa morte ou da volta de Jesus! Mas se até mesmo um ladrão, no meio da execução de sua pena de morte, pode ser alcançado pela salvação, deveríamos aprender que não nos cabe definir nada a respeito desse assunto, deixando tudo para o Senhor!

Claro que há promessas feitas para Salomão e não podem ser desprezadas. Mas nem seus erros, nem as promessas, podem garantir salvação ou condenação. Não entre por esse caminho! Deixe isso com o Senhor. Um pecador que nunca deu bom testemunho pode ganhar no momento final e alguém que viveu dando um belíssimo testemunho pode perder no mesmo momento final. Não se preocupe com a possibilidade ou não de salvação dos outros no tocante a definir quem está ou não salvo e anuncie a Palavra para que todos possam ser alcançados pela Graça!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 24 de maio de 2019

A Bíblia funciona

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Um medico cristão estava lendo sua Bíblia assentado num banco da praça, quando um senhor se aproximou e reconhecendo o médico disse:

- Não posso crer que o senhor, com sua cultura, consiga ler e acreditar num livro como esse!

- Por quê? Perguntou o médico.

- Por que nem sabemos quem escreveu este livro. Eu não acredito numa coisa que nem sequer saiba quem escreveu.

O medico olhou fixamente para o homem e perguntou-lhe:

- O senhor acredita e usa a tabuada?

- Sim. uso-a frequentemente.

O senhor sabe quem escreveu a tabuada?

- Não, não sei, respondeu o incrédulo.

- Como é então que o senhor acredita e usa algo que o senhor nem sequer sabe quem escreveu? Perguntou-lhe o médico.

O homem embaraçado teve uma ideia brilhante e respondeu:

- É que a tabuada funciona, e tudo mundo sabe disto.

- Meu amigo, disse o médico, a Bíblia também funciona muito bem. E eu poderia mostrar centenas de pessoas que tiveram suas vidas modificadas pela Palavra de Deus. Seus ensinos são vida para quem os coloca no coração.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (15.29-31)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Mateus 15.29-31

29 Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galileia; e, subindo ao monte, sentou-se ali.
30 E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou;
31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel.

Lideranças religiosas se escandalizaram com Jesus dizendo que eles escolhiam o que seguir e o que não seguir na tradição e que o que eles escolhiam seguir não tinha resultado prático espiritual. Depois, uma mulher aceita uma posição indigna por acreditar que Jesus pode realizar. E agora, muitas curas, sinais e maravilhas.

As pessoas acreditavam que Jesus podia mesmo fazer. Estavam desesperadas, sem respostas, mas quando Jesus agia, algo acontecia na vida das pessoas.

Já insisti muito nesse ponto: os sinais não podem ser o desejo final quando anunciamos o Reino, mas eles acontecem sim. Podem acontecer! E quantas vezes que o milagre aconteceu e nem foi notado? Acontece mais do que imaginamos ou notamos! É que muitas vezes, esperamos algo grande, solução de algo que incomoda mais, mas o Senhor já nos fez muito mais que podemos notar!

Mas os mesmos sinais que faziam com que a população glorificasse, também geravam ciúmes e preocupações por parte da liderança religiosa. Sabemos disso e ainda acontece. O importante é não se preocupar com pressões externas e seguir fazendo a vontade do Senhor! Se as pessoas ao redor vão gostar ou reclamar, isso é com elas. Nós devemos seguir pelo caminho, realizando a vontade do Senhor por onde formos!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Unidade Pautada no Projeto de Deus (12)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

É claro que existem aqueles/as que estão em uma Igreja ou que dizem que são cristãos/ãs mas que ainda não fazem parte desse ‘rebanho’, tendo Cristo como Pastor (Mateus 13.24-30; 36-43). Qual, então, deve ser a nossa atitude frente a tais pessoas? Desprezo? Não. Busca de unidade? Sim e com amor (Mateus 5.43-48; João 13.34-35), mas para que possamos apresentar o real plano do Senhor para essa pessoa. Ainda mais levando-se em conta que nem sempre é possível discernir a diferença!

Joio e Trigo crescem juntos, lembra? Nesse caso, o Joio não é aquele que fala algo diferente do que revela a Palavra, mas aquele que se passa facilmente por cristão, mesmo que não seja de fato. Quando a pregação contraria a Palavra, deve ser confrontada, questionada, as pessoas devem ser avisadas para tomarem cuidado! Mas não temos como saber se mesmo pregando tudo certinho estamos diante de um salvo de fato! Esse deve seguir "plantado" e esperar o dia da colheita!

Muitas vezes as situações se apresentam com questionamentos de quem realmente prega a Palavra, porque se espera algo diferente dessa pessoa, e se releva quem prega algo errado ou contraditório, porque é uma pessoa que precisa ser alcançada. É ao contrário, gente! Quem prega a Palavra, deixa seguir! E quem prega algo errado, esse deve ser questionado para mudar!

Não adianta confessar com a boca que segue a Jesus como Senhor e Salvador. É necessário crer com o coração. A boca pode até dizer que sou cristão/ã. Mas, será que estou convicto/a daquilo que digo? E mais: será que estou preocupado/a em conhecer a Vontade desse Deus e praticá-la em minha vida? (Cf. Romanos 10.9-10).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 21 de maio de 2019

Comentário Devocional do Livro de Daniel (7.1-28) - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O quarto animal não tinha aparência conhecida; era terrível e espantoso, muito forte, tinha grandes dentes de ferro, devorava e fazia em pedaços, e pisava a pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.

O fato de não ter aparência com a qual comparar faz esse animal ainda mais assustador. Não tem como saber do que ele é capaz, como comparar a sua força em termos de algo conhecido. E o que ele faz é destruidor. Avança sem piedade, dominando e destruindo.

A respeito dos chifres, no mundo antigo se acreditava que o chifre representava poder, força, domínio. Pensar em dez chifres, é pensar em muita força e muito poder. Talvez, pensando no número, também tenha ligação com algo completo (7 + 3).

Estando Daniel a considerar sobre esses dez chifres, depois deles surgia outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros dez chifres foram arrancados. De dez, ficam 7 e surge um oitavo, com olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas. Isso nos remete a uma posição de superioridade desse último cifre, mostrando que esse tem poder sobre os demais.

Esse animal será destruído no devido tempo, mostra a visão de Daniel. Mas isso acontece na sequência da visão e retomaremos o assunto.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Biografias: Salomão (12)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A sabedoria do rei Salomão também pode ser percebida em toda literatura que ele produziu, composta de milhares de provérbios e cânticos (1 Reis 4.29-34). A profundidade de seus provérbios, bem como a simplicidade explicativa, impressionam, de modo que a Bíblia relata que ele discorreu sobre as árvores, os animais, as aves, os répteis e os peixes (1 Reis 4.33), permitindo comparações que poderiam ser facilmente entendidas, muitas vezes com coisas do dia a dia das pessoas!

Entre os livros da Bíblia, é atribuído a Salomão a autoria de uma grande parte do livro de Provérbios, bem como Eclesiastes e Cântico dos Cânticos, também chamado de Cantares de Salomão e os Salmos 72 e 127.

Além dos relatos bíblicos, muitas lendas e documentos da antiguidade se referem a espetacular sabedoria de Salomão, demonstrando que as histórias reveladas na Bíblia encontram eco tanto em outros textos daquele tempo como nas escavações arqueológicas atuais, confirmando muitas coisas!

A Bíblia diz que a sabedoria de Salomão impressionava de tal modo que vinham pessoas de todos os povos e de todos os reinos da terra para ouvir de sua sabedoria (1 Reis 4.34). Uma dessas visitas foi feita pela rainha de Sabá, que “veio dos confins da terra” para poder ouvir pessoalmente a sabedoria do rei Salomão (2 Crônicas 9.1-12, 1 Reis 10.1-13 e Mateus 12.42).

A rainha de Sabá fez muitas perguntas e enigmas a Salomão, e o rei respondeu inteligentemente a todos os questionamentos feitos por ela, deixando-a completamente impressionada (1 Reis 10.8). Na ocasião, a rainha de Sabá presenteou o rei Salomão com muitos presentes, além de 120 talentos de ouro (1 Reis 10.8-10). E Salomão retribuiu os presentes (1 Reis 10.13), mostrando claramente a prosperidade de seu reino.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Amor combina com liberdade

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

do site: icrvb.com

autoria: Marcos Lima e Ronaldo Oliveira

Havia um homem que possuía muitos pássaros. Como vivia só, esses animais eram como filhos. Gostava de todos, mas, havia um que lhe era especial. Se tratava de um velho canário belga, que ganhara do pai.

O pequenino pássaro, fora o primeiro de sua coleção e durante longo tempo, sua única companhia. Mas um dia , sem motivo, o passarinho, apareceu doente. De olhar melancólico nunca mais cantara, queria novamente a sua liberdade. Perceber e aceitar esse desejo eram coisas que não entravam na cabeça do seu dono. A atitude do companheiro parecia ingratidão: Sempre lhe tratara bem. Nunca lhe deixara faltar alimento e amor. No entanto, agora essa! "Não vou soltá-lo" - concluiu. 

Algum tempo passou, e o animal foi definhando cada vez mais. Sua morte parecia iminente. Não tendo outra escolha o velho homem deixou a gaiola aberta. O canário com dificuldade andou até a portinhola, permaneceu algum tempo hesitante entre ficar e partir, mas, acabou decidindo pela segunda opção. 

Aquele foi um longo dia; solitário e triste... Na manhã seguinte, o bom homem acordou com um canto idêntico ao do pássaro que partira. Abrindo apressadamente a janela deparou-se com o amigo que cantava como nunca havia cantado. Essas visitas se repetiram ainda durante vários anos. 

Com as pessoas acontece da mesma forma. Amor não combina com algemas e prisões. Quem ama deixa sempre as portas abertas à espera que o amor verdadeiro possa se manifestar.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (15.21-28)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 15.21-28

Uma mulher seguia Jesus. Clamava por misericórdia. Intercedia por sua filha.

A fama de Jesus já se espalhava. Palavra, curas, milagres. Muitos queriam alguma coisa do Senhor. Acreditavam na possibilidade de mudança de sua situação, porque ouviram falar do que Jesus falava ou fazia. Ou até acompanhavam mesmo.

Os discípulos, diante da insistência da mulher e da falta de resposta de Jesus, pedem que ela seja despedida, porque já incomodava. Mas Jesus revela Sua prioridade: As ovelhas perdidas da casa de Israel.

Ele veio para o que era seu. Mas os seus não o receberam (João 1.11). Eis uma prova que durante o Ministério, Jesus falava sim para os judeus! Os gentios são alcançados quando os seus negam. E assim, abre-se a possibilidade para os que o receberam (João 1.12-13). É importante guardar essa "chave" para entender muitas outras coisas em nossos momentos de devocional pessoal e comunitária!

A mulher seguiu insistindo e Jesus diz diretamente para ela que atendê-la não era o mais importante. Para o mundo atual, com tanta defesa dos animais, Jesus seria criticado até com o exemplo que usou! Mas ali ficou claro que ela não era prioridade.

Aquela mulher se reconhece nessa posição de menor importância diante da missão de Jesus e ainda faz mais um apelo por sua filha. Ela não se importava com nada, desde que Jesus atendesse e libertasse, curasse a filha dela. Ela acreditava mesmo que Jesus podia fazer isso! E foi atendida!

Queremos nossa posição de importância como prioridade. Quando o que importa é o que Jesus fez por nós! Esqueça sua posição ou sua importância e deixe Jesus agir!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Unidade Pautada no Projeto de Deus (11)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Todos/as aqueles/as que são seguidores/as do Senhor, tendo uma fé alicerçada no Senhor Jesus Cristo, que tem os mandamentos e vivem buscando guardar a vontade do Senhor (João 14.21), que buscam aprimoramento no entendimento do que são as coisas do Senhor (Efésios 4.1-16, com ênfase de 11-14), do que devem fazer para o engrandecimento do nome Dele, do que agrada esse Deus, que buscam as coisas do Espírito e não da carne (Gálatas 5.16-26), esses/as devem estar em união para que o mundo creia e se renda ao senhorio de Cristo.

Não podemos limitar essa união a algo apenas dentro de uma única denominação. Cada cristão/ã precisa aprimorar a união, indo sim de encontro às outras denominações.

Da mesma forma que um corpo possui vários membros, mesmo sendo um, e cada membro tem uma função e se um sofre todos os outros, como um todo, sofrem, dentro de uma Igreja há várias funções, há trabalhos a serem realizados e quando uma área falha dentro da Igreja, toda a Igreja sofre. Por que não entender Cristo como Cabeça e as várias denominações (que tem compromisso sério com a Palavra e podemos ver isso através do discurso da Igreja com base de fato na Palavra e dos frutos) como membros desse corpo? (Cf. 1 Coríntios 12).

E quanto mais dentro da própria Igreja! Pés são diferentes de mãos no corpo, mas cada um tem sua função e um não é mais importante que o outro! Não é mais importante dentro da igreja aquela pessoa que está à frente, cantando, pregando, do que aquela que trabalha para que o filtro sempre tenha água! São partes do mesmo corpo!

O importante aqui é ter compromisso com a Palavra, mudando de vida quando confrontado por Ela, e não tentando mudar a Palavra para se adequar ao que quer pessoalmente...

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 14 de maio de 2019

Comentário Devocional do Livro de Daniel (7.1-28) - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Os animais na visão de Daniel parecem representar reinos ou reis, pessoas com poder no seu tempo determinado da visão. O fato de "subir do mar" pode indicar que eram representantes ou lideravam nações ou multidões, muitas pessoas. Especificamente sobre os animais, temos:

- O primeiro animal era como um leão e tinha asas de água. Mas lhe foram arrancadas as asas e foi levantado da terra, e posto em pé como homem, e foi-lhe dado um coração de homem. Quando o texto Bíblico não diz com todas as letras, não gosto de apresentar teses, mesmo que sejam defendidas com coerência. A visão pode se referir ao passado como muitos dizem, mas pessoalmente tenho dificuldade com isso, pois aí não seria visão. De qualquer forma, essa representação mostra alguém com força e poder, capaz de fazer mais até que se podia esperar de alguém, mas que foi confrontado com sua humanidade e teve que aceitar que não era nem mais, nem melhor que ninguém;

- O segundo animal era como um urso com três costelas na boca. Mais um animal forte e que de alguma forma representa a união de mais de um império ou de reis. A interpretação geral defende que representaria um reino que veio depois dessa visão, o que faria sentido, mas como o texto não fala claramente, não faço afirmações e ajustes, ainda que pareçam coerentes. Refere-se a um rei, com apoio e dominando outros três reis, ou reinos unidos, poderosos;

- O terceiro animal era como um leopardo que tinha 4 cabeças e 4 asas. O número quatro remete a provação, prova, tentação, até dificuldade. Sempre que aparece, tem algo assim relacionado. Cabeça quer dizer comando, liderança, e pensando em quatro cabeças, podemos imaginar um domínio dividido e que causa (causou) muito sofrimento. Asas remetem a uma velocidade maior em sua conquista. 

Seguimos com o quarto animal na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Biografias: Salomão (11)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Tanto em 1 Reis 3 como em 2 Crônicas 1 lemos o registro do sonho que o rei Salomão teve, onde o Senhor lhe apareceu e lhe perguntou o que ele mais desejava receber. Salomão poderia ter pedido riquezas, longevidade, honra, ou qualquer coisa que fosse sua ambição pessoal! Porém, o jovem rei pediu sabedoria, isto é, “um coração compreensivo” para poder governar prudentemente o seu povo.

Acredito que este pedido deveria nos motivar a buscar a mesma coisa! Não para governar, mas para ajudar, apoiar e declarar com sabedoria a mensagem do Senhor em nossos dias. A autoridade que nasce da sabedoria pode demonstrar um testemunho forte, impactante e duradouro!

Salomão foi considerado o rei de maior sabedoria entre todos. Muitas pessoas buscavam contato e conselhos com o Rei Salomão, mesmo outras autoridades de países diferentes. Ele se destacou em seus dias e, ainda que tenha detalhes no fim da vida que sejam aparentemente constrangedores do ponto de vista espiritual, ainda em nossos dias comentamos a respeito da sabedoria de Salomão!

Um dos episódios mais comentados a respeito da sabedoria de Salomão é aquele em que duas mães foram levadas até sua presença, no meio de uma disputa a respeito de um único recém-nascido, sendo que cada uma alegava ser a mãe da criança viva e a criança morta seria da outra. O caso era bastante difícil, pois não havia nenhuma testemunha!

Com muita sabedoria, o rei Salomão propôs que o menino fosse dividido em duas partes para solucionar o problema. Diante da possibilidade da morte de seu filho, a verdadeira mãe preferiu entregar o menino à mulher impostora, e isto fez com que Salomão julgasse aquela causa de forma impecável, entregando o filho para a mãe de fato, aquela que preferia perder a guarda do filho para mantê-lo vivo!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

domingo, 12 de maio de 2019

Feliz Dia das Mães!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Do site: https://www.belasmensagens.com.br

Que ao dar a benção da vida, entregou a sua…

Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma…

Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios…

Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito…

Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor…

E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:

Deus, proteja meus filhos por toda a vida!

Para você mãe, um mais que merecido, feliz Dia das Mães!

Parabéns, Mamãe!
Beijos e Abraços!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 10 de maio de 2019

A escola dos bichos

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.

E assim foi feito, incluíram tudo, mas... cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"... coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos. 

SABE DE UMA COISA?

Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias. Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades. Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (15.1-20) - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 15.1-20

Jesus vai além: o problema, espiritualmente falando, não está no que entra, mas no que sai! No que se fala! Isso mostra que o coração tem pensamentos diferentes do que a pessoa pode demonstrar com atitudes. E uma palavra dita de forma ruim pode causar um estrago muito grande!

O que sai mostra mais contaminação do que o que entra, demonstra Jesus. O cuidado com pai e mãe é necessário, independente de qualquer coisa. Mas comer com a mão limpa ou suja, digo eu, no máximo pode causar um problema físico, nunca espiritual!

Alertado que os fariseus e saduceus se escandalizaram, Jesus deixou claro que "cada um é cada um". Explico: o testemunho é sim muito importante e devemos tomar cuidado com ele. Mas se a outra pessoa quer ver ou ouvir o que não foi feito ou dito, se não quer entender a verdade mesmo, não podemos fazer nada, a não ser seguir mostrando e vivendo a verdade. Ele não podia ser culpado por dizer a verdade!

E mais: o Pai iria mesmo mexer com todas as coisas a partir de Jesus! Só quem realmente estivesse com desejo de mudar poderia entender e viver de acordo com a vontade do Pai.

Pedro ainda é repreendido, por não entender algo tão claro e Jesus explica tudo novamente.

Precisamos tomar cuidado com o que vivemos e falamos. Pode ser que num assunto parecido estejamos falhando! Antes de questionar outros, temos que buscar o acerto em nós mesmos. Não é errado questionar para querer ajudar a mudar! Mas é sim errado questionar apenas para expor o erro do outro, para "tirar qualquer moral" da pessoa. Ter o coração cheio da vontade do Senhor e anunciar com palavras e ações. Esse é o chamado para o Cristão!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Unidade Pautada no Projeto de Deus (10)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Há uma coisa que precisamos entender de uma vez por todas: A vontade do Senhor é o melhor que podemos desejar e esperar. Devemos deixar de lado o nosso desejo pessoal e buscar a vontade do Senhor, que nos atenderá quando buscarmos a Sua vontade!

Isso quer dizer uma coisa que as pessoas não gostam muito: O Senhor nunca fará o que queremos pessoalmente, o nosso desejo totalmente pessoal e humano! Sim! NUNCA! Se buscarmos a Sua vontade, Ele NUNCA fará simplesmente o que queremos! Irá fazer o que precisamos e a Sua vontade.

O texto do Salmo que diz "agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração" tem uma explicação clara: quem se agrada do Senhor busca a vontade Dele em sua vida! Qual será o desejo daquele que se agrada do Senhor? "Seja feita a Tua vontade"! Podemos, como Jesus antes de ir para cruz, apresentar nosso desejo e inquietação, fazer nosso pedido específico, mas, como Ele, pedir que não seja feita nossa vontade, mas a do Senhor! Essa é a oração do coração que se agrada do Senhor!

Isso quer dizer que a nossa vontade deve ser colocada de lado e devemos buscar a vontade do Senhor para a nossa vida! Amém?!?

Pensando a respeito da nossa união como cristãos: ela deve ser com quem busca a vontade do Senhor e não os seus desejos pessoais! Tanto quem se acostumou com "a vida de crente" mas não tem esse compromisso com a vontade do Senhor, como aqueles que não tem nenhum compromisso com o Senhor, precisam ser alcançados com a verdade do Evangelho. Uma das formas para isso acontecer é a união dos cristãos/ãs.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 7 de maio de 2019

Comentário Devocional do Livro de Daniel (7.1-28)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Entendemos que o próprio Daniel é autor do livro, o mesmo que foi deportado, tudo indica que ainda novo, para a Babilônia, onde deve ter vivido mais de sessenta anos. Isaías (39.7) havia profetizado a deportação para a Babilônia dos descendentes da família real. E no capítulo 1 de Daniel fica claro que quando os da família real são levados, Daniel está entre os que vão.

Há quem entenda que esse livro foi escrito anos depois da vida desse servo e que teria sido escrito por outras pessoas. Mas encontro indício muito claro que Daniel é o autor, ao menos da parte das visões, a partir deste capítulo 7 (o desenvolvimento maior das visões se dá no capítulo 8, é verdade, mas já no capítulo 7 temos um início), onde Daniel se refere a si mesmo na primeira pessoa do singular! Antes, há algumas referencias na terceira pessoa do singular, o que me faz pensar que alguém encontrou o texto de Daniel no que se refere às profecias, pesquisou sobre a vida desse profeta e acrescentou ao texto a primeira parte, além de fazer os arranjos necessários no texto para dar coerência literária ao que estava escrito.

Com isso, a parte das profecias, a que entendo como a mais importante desse livro, que começa agora neste nosso comentário devocional, é relato do próprio Daniel, na minha opinião. E alguém diante desse relato, pesquisou sobre a vida de Daniel, ou até mesmo o conheceu e escreveu pouco tempo depois, dando a nós a integridade do livro que conhecemos, com sua parte histórica e das profecias.

Podemos notar que as visões de Daniel começam ainda durante o reinado do filho de Nabucodonosor, Belsazar, no primeiro ano. Antes, portanto, do evento relatado no capítulo 6 (Cova dos Leões), reforçando a ideia que o texto das visões pode ter sido encontrado por uma outra pessoa, até um discípulo, que contou a parte histórica e atribuiu ao próprio Daniel a autoria por ter a parte das visões como o ponto de partida do livro e essa parte era de Daniel!

Durante cada texto, sempre teremos algumas "chaves interpretativas" do que pode significar cada parte da visão. Essas "chaves" auxiliam na leitura de textos Apocalíticos, como de Daniel e Ezequiel, ou do próprio Apocalipse! Assim, preste atenção nessas "chaves" e tenha a leitura desses textos facilitada!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Biografias: Salomão (10)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O Templo construído por Salomão ficava localizado no Monte Moriá, o mesmo monte onde Abraão estava pronto para oferecer Isaque ao Senhor. A tradição judaica lembra ainda de outros eventos importantes relacionados com este monte, fazendo com que sua importância histórica e espiritual seja muito grande!

A eira de Araúna, lugar onde o rei Davi havia edificado um altar ao Senhor (2 Samuel 24.16-25; 1 Crônicas 21:15-25), faz parte do Monte Moriá.

Apesar do Rei Davi ter coletado materiais para a construção do Templo (1 Crônicas 22.2-4), quem teve a autorização para a construção do Templo foi seu filho, Salomão, iniciando poucos anos depois da morte do pai. Para a época, o edifício do Templo representava uma construção grande, medindo: 30 metros de comprimento, 10 de largura e 15 metros de altura. Sua construção durou aproximadamente de sete anos!

Dentre os outros edifícios construídos pelo rei Salomão em Israel, podemos destacar:

- A casa do bosque do Líbano (1 Reis 7.2);
- Uma sala para seu trono, onde ele realizava os julgamentos (1 Reis 7.7);
- Um pórtico de colunas (1 Reis 7.15-22).

Entre muitas outras obras!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 3 de maio de 2019

AVANÇAR SEMPRE, EM LINHA RETA

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Um viajante caminhava às margens de um grande lago.

Ao ver um canoeiro preparando-se para zarpar, puxou conversa com ele e descobriu que seus destinos eram o mesmo: a outra margem do lago.

Pediu uma carona, propondo-se a ser o remador.

Entrou na canoa, pegou os remos de madeira e reparou que neles estavam esculpidas duas palavras: ACREDITAR e AGIR.

Ele nunca tinha remado antes, e rapidamente descobriu que não é tão fácil quanto parece. A canoa ficava navegando em círculos, ora para a esquerda, ora para a direita.

O dono da canoa, um idoso muito simpático, procurava não ser grosseiro, mas não podia conter o sorriso.

Por fim, já cansado, o viajante pede ajuda: 

- Por favor, senhor, como é que eu faço para esta canoa ir só para frente?

O canoeiro respondeu:

- A resposta está nos remos. O Acreditar e o Agir têm que ser impulsionados ao mesmo tempo e com a mesma força.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor