segunda-feira, 20 de maio de 2019

Biografias: Salomão (12)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A sabedoria do rei Salomão também pode ser percebida em toda literatura que ele produziu, composta de milhares de provérbios e cânticos (1 Reis 4.29-34). A profundidade de seus provérbios, bem como a simplicidade explicativa, impressionam, de modo que a Bíblia relata que ele discorreu sobre as árvores, os animais, as aves, os répteis e os peixes (1 Reis 4.33), permitindo comparações que poderiam ser facilmente entendidas, muitas vezes com coisas do dia a dia das pessoas!

Entre os livros da Bíblia, é atribuído a Salomão a autoria de uma grande parte do livro de Provérbios, bem como Eclesiastes e Cântico dos Cânticos, também chamado de Cantares de Salomão e os Salmos 72 e 127.

Além dos relatos bíblicos, muitas lendas e documentos da antiguidade se referem a espetacular sabedoria de Salomão, demonstrando que as histórias reveladas na Bíblia encontram eco tanto em outros textos daquele tempo como nas escavações arqueológicas atuais, confirmando muitas coisas!

A Bíblia diz que a sabedoria de Salomão impressionava de tal modo que vinham pessoas de todos os povos e de todos os reinos da terra para ouvir de sua sabedoria (1 Reis 4.34). Uma dessas visitas foi feita pela rainha de Sabá, que “veio dos confins da terra” para poder ouvir pessoalmente a sabedoria do rei Salomão (2 Crônicas 9.1-12, 1 Reis 10.1-13 e Mateus 12.42).

A rainha de Sabá fez muitas perguntas e enigmas a Salomão, e o rei respondeu inteligentemente a todos os questionamentos feitos por ela, deixando-a completamente impressionada (1 Reis 10.8). Na ocasião, a rainha de Sabá presenteou o rei Salomão com muitos presentes, além de 120 talentos de ouro (1 Reis 10.8-10). E Salomão retribuiu os presentes (1 Reis 10.13), mostrando claramente a prosperidade de seu reino.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário