terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Comentário Devocional do Livro de Daniel (12.1-13) - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Medidas de tempo em Daniel 12:

Versículo 7: um tempo, dois tempos e metade de um tempo. Entende-se, como já dissemos outras vezes, como a representação de 3 anos e meio, correspondendo cada "tempo" a medida de um ano e "metade de um tempo", meio ano. Essa interpretação tem como base a expectativa da Última Semana Profética de Daniel, que duraria 7 anos e teria dois períodos de três anos e meio: a primeira metade com relativa paz e tentativa ilusória de ajuste e a segunda metade com as máscaras caindo e o verdadeiro intento desde o início sendo revelado e até defendido por muitos - perseguição aos santos do Senhor e ao povo escolhido, os Judeus.

Versículo 11: 1290 dias. As contas de "três anos e meio" normalmente são definidas entre 1245 e 1260 dias. Mas "na ponta do lápis", temos mais de 1270 dias na realidade, levando em conta o nosso calendário. Já adotando o "ano lunar" (mantendo uma fase da lua apenas em cada mês), nos aproximamos mais de 1260, mas podemos nos afastar, dependendo do cálculo adotado, pois alguns definem 360 dias e outros, quase 255 dias. Dessa forma, dependendo do estudo que adotarmos, podemos ter o registro de que esse prazo de 1290 passa em 30 ou até 45 dias os três anos e meio. Ou até mais!

Versículo 12: 1335 dias. Mais 45 dias em relação ao período de 1290! A interpretação que se tenta segue a linha do versículo 11, tentando dizer que ainda será necessário algum tempo para colocar as coisas em ordem depois da batalha final...

Tudo confuso? Como disse o mensageiro no versículo 12: Bem aventurado é o que espera e chega... Se você chegou até aqui, segue a chave de leitura:

Na verdade, a confusão aparece no momento que o ser humano tenta revelar (no Chronos, no nosso relógio) o que está selado. O mensageiro fez citações espirituais para um período ainda selado (Kairos, tempo de Deus). Mas eu estou registrando toda essa tentativa de explicação que os seres humanos tentam dar porque você poderá ler essas e outras em muitas fontes! Mas nunca se esqueça da chave que apresento aqui: o texto fala do que ainda está selado e o mensageiro apresenta citações espirituais. Espiritualmente, o tempo não tem como ser contado (2 Pedro 3.8 - o Kairos, mesmo sendo tempo, não tem como ser contado no Chronos, que também é tempo, porque pode ser exato ou muito diferente, tanto para mais como para menos).

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário