terça-feira, 7 de maio de 2019

Comentário Devocional do Livro de Daniel (7.1-28)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Entendemos que o próprio Daniel é autor do livro, o mesmo que foi deportado, tudo indica que ainda novo, para a Babilônia, onde deve ter vivido mais de sessenta anos. Isaías (39.7) havia profetizado a deportação para a Babilônia dos descendentes da família real. E no capítulo 1 de Daniel fica claro que quando os da família real são levados, Daniel está entre os que vão.

Há quem entenda que esse livro foi escrito anos depois da vida desse servo e que teria sido escrito por outras pessoas. Mas encontro indício muito claro que Daniel é o autor, ao menos da parte das visões, a partir deste capítulo 7 (o desenvolvimento maior das visões se dá no capítulo 8, é verdade, mas já no capítulo 7 temos um início), onde Daniel se refere a si mesmo na primeira pessoa do singular! Antes, há algumas referencias na terceira pessoa do singular, o que me faz pensar que alguém encontrou o texto de Daniel no que se refere às profecias, pesquisou sobre a vida desse profeta e acrescentou ao texto a primeira parte, além de fazer os arranjos necessários no texto para dar coerência literária ao que estava escrito.

Com isso, a parte das profecias, a que entendo como a mais importante desse livro, que começa agora neste nosso comentário devocional, é relato do próprio Daniel, na minha opinião. E alguém diante desse relato, pesquisou sobre a vida de Daniel, ou até mesmo o conheceu e escreveu pouco tempo depois, dando a nós a integridade do livro que conhecemos, com sua parte histórica e das profecias.

Podemos notar que as visões de Daniel começam ainda durante o reinado do filho de Nabucodonosor, Belsazar, no primeiro ano. Antes, portanto, do evento relatado no capítulo 6 (Cova dos Leões), reforçando a ideia que o texto das visões pode ter sido encontrado por uma outra pessoa, até um discípulo, que contou a parte histórica e atribuiu ao próprio Daniel a autoria por ter a parte das visões como o ponto de partida do livro e essa parte era de Daniel!

Durante cada texto, sempre teremos algumas "chaves interpretativas" do que pode significar cada parte da visão. Essas "chaves" auxiliam na leitura de textos Apocalíticos, como de Daniel e Ezequiel, ou do próprio Apocalipse! Assim, preste atenção nessas "chaves" e tenha a leitura desses textos facilitada!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário