Graça, Paz e Alegria!
Também pode ser conhecido como Jeorão. Reinou por 12 anos (2 Reis 3.1).
Lemos sua história em 2 Reis 3.1-27; 8.16-29; 9.14-25.
Filho de Acabe e Jezabel. E irmão do rei Acazias. Subiu ao trono de Israel e reinou por doze anos. Fez o que era mal aos olhos do Senhor, porém não como seu pai e seu irmão, pois tirou de Israel a coluna de baal construída por seu pai.
Durante seu reinado obteve algumas vitórias, aliando-se ao o rei de Judá, Josafá.
Assumindo o trono, Jorão levanta-se contra Moabe para reaver os tributos que os moabitas tinham deixado de pagar, quando se rebelaram contra Acazias. Mas não foi sozinho, antes chamou o rei de Judá e o rei de Edom. O Senhor dá a vitória anunciada ao profeta Eliseu. Depois, o rei da Síria, Bem-Hadade, faz guerra contra Israel, mas Jorão é avisado pelo profeta Eliseu das investidas dos sírios que não obtém êxito e desistem.
Contudo, não demora muito e volta a guerrear contra Israel e, dessa vez, sitia Samaria fazendo com que haja grande fome na cidade. Porém o Senhor dispersou os sírios do seu arraial, largando tudo o quanto tinha, e o povo de Samaria matou sua fome como dissera o Senhor por meio do profeta Eliseu.
Morto Bem-Hadade, em seu lugar reinando Hazael, e Jorão levanta-se contra Hazael que o fere em Ramá. Enquanto Jorão se recuperava de seus ferimentos, o Senhor manda que o profeta Eliseu unja Jeú, filho de Josué, filho de Ninsi, e que era servo de Jorão, rei sobre Israel. Foi Jeú e matou Jorão, rei de Israel e toda a sua casa, e reinou no lugar de Jorão.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor