Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Êxodo significa “sair”. Livramento é seu grande tema. Vemos aqui Israel se tornando uma grande nação sem terra própria, como escravos, debaixo do jugo dos egípcios.
Depois de muita tribulação e angústia, e depois de Deus enviar muitas pragas terríveis sobre o Egito,
Israel é libertado. Mas antes, vale o registro: no capítulo 12 o sangue do cordeiro aspergido nas ombreiras e na verga da porta das casas era figura da redenção da culpa de nossos pecados pelo sangue
de Cristo.
A divisão do mar Vermelho e a segura travessia de Israel antes do afogamento dos egípcios é um tipo de nossa redenção da servidão do pecado e do mundo pelo poder de Deus, uma representação do Batismo e uma redenção consumada pela morte e ressurreição de Cristo.
A partir do capítulo 19, vemos a promulgação da lei e da edificação do tabernáculo, junto com a instituição de um sacerdócio especial em Israel.
Embora hoje não estejamos debaixo da lei, a promulgação da lei simboliza a autoridade de Deus sendo estabelecida entre o povo redimido. O sumo sacerdote é um tipo de Cristo. E o serviço do tabernáculo é uma bela ilustração da graça pela qual Deus continuamente cuida de Seu povo, deleitando-Se em ter Seus filhos junto de Si, o que só é possível mediante o sacrifício de Cristo!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário