Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Daniel tem uma visão no rio Tigre.
O texto começa explicando quando Daniel teve a visão e volta, como no começo do livro, a tratá-lo na terceira pessoa, como se alguém contasse sua história. Mas imediatamente no segundo versículo, o relato já volta para a primeira pessoa, como se fosse Daniel contando.
Fiz essa observação pois ela mostra mais uma vez o que defendo para a autoria do livro: alguém conta a história de Daniel, faz a "ligação" dos textos, mas tendo em mãos um relato das visões "de próprio punho" de Daniel. Ele é o autor da parte das visões, como um "diário", e alguém que não se revela no livro teve acesso a esse texto e "montou" a parte histórica, acrescentando essa parte das visões que o próprio Daniel relata.
Daniel se revela incomodado com alguma coisa. Por três semanas segue em sua inquietação. O texto fala que ele nem mesmo comeu carne! Com base na história do começo do livro, quando ele e os amigos não querem das comidas que o rei mandou dar para eles, preferindo certos alimentos, alguns defendem que ele era vegetariano! Mas aqui fala que ele não comeu carne nesses dias de angústia. Quer dizer que comia em outros. O texto no começo era aquela preocupação com a Lei que relatei na época e como eles não tinham como saber que carne era, preferiram evitar todas. Mas quando já tinha sua posição no reino, ele tinha como ajustar isso sem problemas!
Vemos, assim, que as pessoas podem defender os maiores absurdos se basearem sua interpretação num texto isolado da Palavra. Precisamos conhecer como um todo para não sermos enganados com interpretações erradas!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário