Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
5. Pela Culpa (ou pela transgressão)
Culpa, no sentido de danos e estragos, que exige reparação justa.
Analogia com Novo Testamento: Cristo é o único que cumpre completa e satisfatoriamente tudo aquilo que é previsto nesta oferta/sacrifício (2 Coríntios 5.21).
Todo esse sistema de sacrifícios era necessário porque ninguém poderia (e ainda não pode) se aproximar de Deus em pecado, e as ofertas para expiação do pecado são as últimas, representadas pela morte de Jesus – o derramamento de Seu Sangue. Com isso, da mesma forma que no Livro de Levítico, nós começamos aceitando o sacrifício de Cristo, somos perdoados e a partir daí nos envolvemos a cada dia em nossa busca da vontade do Senhor.
O complexo sistema sacrificial apresentado em Levítico tem seu prazo de validade cumprido na cruz de Cristo Jesus. Por isso, fizemos a analogia do apresentado no Livro com o Novo Testamento. Jesus não anula, antes cumpre a Lei e agora somos alcançados por Graça e direcionados pelo Espírito Santo para vivermos de acordo com a vontade de Deus, não por nossos méritos ou nossa preocupação em seguir cada ponto da Lei, mas por Graça pelo sacrifício de Cristo!
Dessa forma, Deus simplificou tudo para nós com o único e legítimo Cordeiro, cujo sacrifício é perfeito e definitivo. O sacrifício de Cristo foi voluntário (ninguém o obrigou), espontâneo (de iniciativa própria) e eficaz para salvação de todo aquele que nele crê!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário