Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Mateus 19.13-15
13 Então, lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreenderam.
14 Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus.
15 E, depois de lhes impor as mãos, partiu dali.
Fica mais fácil impedir e criar desculpas que orientar quando chega a hora, mesmo que seja para explicar de forma mais simples. O mesmo se dá com muitas superstições: qual o problema de passar embaixo de uma escada? Em vez de explicar que se deve olhar para cima, ver se tem alguém trabalhando com uma ferramenta ou com tinta, e tomar cuidado porque algo pode cair de lá, criaram a superstição que "passar embaixo de escada dá azar". Mais fácil impedir com a superstição que explicar como fazer o certo! E não pense que relato apenas um exemplo "do mundo"! Em muitas igrejas, infelizmente, as superstições estão "na moda"!
É dessa forma que entendo a crise com as crianças participarem ou não de Ceia ou do Batismo: em vez de assumir a responsabilidade e explicar o que precisa, na linguagem que a criança possa entender, impedimos como se fosse importante e sério, e "lavamos as mãos" de nossa responsabilidade de instruir, deixando que cresçam e possam entender por si próprias o que nós já deveríamos ter ensinado desde a mais tenra idade (Provérbios 22.6).
As crianças são sim diferentes dos adultos, no interesse, na retenção de conteúdos, na forma como devem ser instruídas para entender algo, nos movimentos. Elas estão em formação. Mas delas é o Reino!
Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor