quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (17.14-21)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 17.14-21

Pedro, Tiago e João foram os discípulos que podem ter visto mais coisas com Jesus. Ou estavam juntos com os outros ou em alguns momentos Jesus os chamou "de lado" e eles acompanharam o que acontecia.

Depois de mais um momento assim, se o texto nos revela a sequência história exata (o Evangelho de João revela que se alguém escrevesse tudo o que fez e falou Jesus, não haveria livros para caber), Jesus se aproxima da multidão mais uma vez.

Um homem conversa com ele, intercedendo por seu filho que, como diz o texto "é epiléptico e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água". Sempre se machuca quando sofre com seu problema.

Esse homem ainda revela que os discípulos (possivelmente os outros 9) não tinham conseguido curar o filho dele!

Jesus se incomoda com isso e diz algo que faz com que todos entendam que deveria ser possível aos discípulos resolver aquela situação, mas foi necessário mais uma vez que Ele fizesse. E fez!

Preocupados, os discípulos querem saber a razão de não terem conseguido e Jesus fala a respeito da Fé: mesmo que pequena, pode fazer muitas coisas. Dá, Senhor, essa fé a nós!

O final do texto, entre colchetes ([ ]) revela outra coisa importante: a busca pelo Senhor, abrindo mão do tempo de fazer outras coisas, com jejum e oração. Mas o fato de estar entre colchetes nos diz que esse texto consta de textos mais antigos, mas não de todos e nem do mais antigo, podendo ser um acréscimo por analogia com outros textos. Não algo contrário, pois se o fosse o Senhor não permitiria! É sim importante ter fé para fazer as coisas e dar testemunho dessa fé, buscando ao Senhor com jejuns e orações!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário