Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Autoria
A tradição judaica define Moisés como o autor do Gênesis e dos outros quatro livros seguintes que, juntos, são chamados de Pentateuco.
Entendemos que o texto tomou forma final muito tempo após Moisés, processo iniciado já durante o reinado de Davi!
Assim, o que nos parece plausível é que a tradição confirma a autoria mosaica exatamente por conta de uma situação muito corriqueira no mundo antigo: a ausência de direitos autorais (da forma como entendemos hoje) sobre o texto final. Normalmente, quem escrevia, ainda que fosse outra pessoa, atribuía a autoria a quem passou o ensinamento, quer por tradição oral, quer por ter deixado alguns escritos que foram ampliados depois com o auxílio da tradição oral ou pesquisa.
Se havia alguém que começou a ensinar daquela forma, quem deu forma final ao texto era esquecido como autor e a autoria do texto era atribuída a quem iniciou ou a tradição oral ou a escrever, ainda que de forma muito resumida. Ainda mais quando essa pessoa que começou era bem mais conhecida e tinha mais autoridade reconhecida! A ideia era fortalecer o texto e não quem "compilou".
Por isso a autoria de Moisés não é questionada, quer por ele ter começado a contar a história, quer por ele realmente ter escrito algumas das coisas dos textos do Pentateuco, mas é claro que só muito tempo depois dele que o texto tomou forma final.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário