segunda-feira, 1 de julho de 2019

Biografias de reis no Reino do Norte - Datas

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Antes de falar a respeito do Reino do Norte, é importante pontuarmos algo a respeito das datas no Antigo Testamento:

Não temos como chegar a datas exatas, infelizmente. Sempre trabalhamos no estudo com datas aproximadas e, muitas vezes, por conta dos ajustes de calendários ao longo da história, as datas estimadas não batem se fizermos a conta "na ponta do lápis". Pensando nos calendários que influenciam essas contas, temos ao menos o Romano, o Juliano (com pequenos ajustes a partir do Romano) e o Gregoriano (o que seguimos hoje).

Assim sendo, o que o estudo convencionou definir como data para a divisão do Reino (aproximadamente 931 a. C.) e a queda de Samaria, capital do Reino do Norte, o primeiro que iremos comentar (aproximadamente 721 a. C.), pode não nos dar a conta exata se somarmos o tempo de reinado de cada rei como relatado na Bíblia! Eu fiz a conta! Achei uma diferença de 26 anos! E pela cronologia oficial, notei que alguns estudiosos não usam os tempos relatados na Bíblia para alguns reis, além de ter a conta do "ano inclusive", o que resolve essa diferença de anos, mas complica para somar o que é a parte do ano de cada um e gera conflito com a informação da Bíblia.

Então, há uma diferença! Mas não um erro, pois a diferença é explicada pela mudança nos calendários e pela forma como cada um faz as contas do tempo de cada rei, além, claro, da possibilidade de conflito entre os dados apresentados pela Bíblia e pelos estudiosos e nesse caso, eu fico com a Bília!

Eu gostaria de registrar essas datas aproximadas, mas como elas não vão bater, uma vez que não encontrei nenhuma cronologia que permita "fechar" entre 931 e 721 a. C. com o tempo relatado na Bíblia, vou manter apenas o registro da recomendação Bíblica a respeito do tempo de cada rei.

Na próxima semana, permitindo o Senhor, vamos começar a comentar mais a respeito do Reino do Norte!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário