Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Antes de seguir com as Biografias, precisamos de mensagens de transição, contando o contexto histórico da Divisão do Reino.
Com essa informação, poderemos ter o contexto histórico adequado para dar sequência com as Biografias dos Reis dos dois reinos, período de reinado e qualquer informação que seja possível. Sabemos que de alguns há muito pouco, mas mesmo assim, faremos o registro, nem que seja para unir mais de um rei em uma mesma mensagem!
E, permitindo o Senhor, no final, teremos uma "tabela" com todos os reis, período do reinado, reino e profetas que atuaram quando o caso.
Dito isso, seguimos com a História da Divisão do Reino de Israel:
Depois da morte de Salomão (1 Reis 11.41-43), quem assume o trono é seu filho Roboão. Jeroboão, que tinha fugido para o Egito (1 Reis 11.40), retorna quando Roboão assume o trono. Toda a preocupação do "Reino do Norte", que seria formado depois da divisão, volta com força! Salomão foi tido como pesado para as tribos que vieram a formar o "Reino do Norte" e elas queriam um pouco de sossego com um novo rei.
Roboão deixa claro que seria ainda mais pesado que seu pai e isso gera revolta! Mas a resposta dada estava de acordo com a vontade do Senhor, que tinha falado através do profeta Aías que Jeroboão seria rei em Israel, mas não de todas as tribos, pois por amor a Davi a sua "dinastia" seria mantida (1 Reis 11.26-40).
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário