segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Biografias: Davi (10)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Davi assumiu o trono de Israel ainda em Hebrom, porém pouco depois transferiu sua capital para Jerusalém (2 Samuel 3 - 5). Unificou Israel como um império em seu tempo, lutando contra inimigos, indo para batalhas e obtendo muitas vitórias.

Mesmo com a divisão que ocorreu após a morte de seu filho, o rei Salomão, a dinastia da casa de Davi durou aproximadamente 425 anos. E como não houve novo rei em Israel depois, pois mesmo livre para ficar em sua terra depois do Exílio Babilônico (que colocou fim naquele momento a essa dinastia), o povo sempre esteve sob comando de outro reino, e como sabemos que Jesus é o rei, sendo da linhagem de Davi, esse reinado segue "adormecido" do ponto de vista histórico, mas espiritualmente ele é uma realidade!

Seguindo com a história: já em Jerusalém, o rei Davi construiu seu palácio no Monte Sião, após conquistar a região dos jebuseus (2 Samuel 5.6-9). Além dessa, ele também levantou várias outras construções importantes, estabelecendo o reino de Israel no "mapa". O rei Davi também centralizou a adoração a Deus em Jerusalém, colocando a Arca da Aliança naquela que foi definida como capital do império, e desejava construir um Templo ao Senhor, porém essa tarefa Deus não lhe permitiu executar, por conta das muitas guerras que teve que travar. A tarefa da construção do Templo ficou sob responsabilidade de seu filho, Salomão, que reinou depois dele.

O rei Davi também estabeleceu um poderoso exército profissional. Ele conquistou vitórias lendárias contra os edomitas, filisteus, cananeus, moabitas, amonitas, arameus e amalequitas, edificou estradas e fortaleceu rotas comerciais. Suas ações trouxeram grande prosperidade ao povo de Israel.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor! 

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário