Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Versículo 5 - O rei do Sul parece apontar para Ptolomeu I Sóter (367-283 a. C.), que foi um dos generais de Alexandre que ficou com uma parte do Reino. E um de seus príncipes, Seleuco l Nicator (359-281 a.C.), fazia parte do exército de Alexandre. Ele se tornou governante da Babilônia. Seleuco expandiu muito seu domínio e fundou a dinastia selêucida, com capital na Síria, no norte da Palestina.
Versículo 6 - A referência ao rei do Norte parece ser com relação ao território de Seleuco, localizado no norte de Israel.
Versículos 7, 8 e 9 - Israel fica no meio entre os aliados "reis do Norte e do Sul". Aliados que, com o tempo, também se enfrentam, pois o desejo de poder e domínio leva ao fim qualquer aliança. A respeito do versículo 9, em 242 a. C, Seleuco II Calínico (265-225 a.C.) tentou se vingar da invasão de Ptolomeu III, mas fracassou. Entre idas e vidas, cada um acaba ficando no seu espaço.
Versículo 10, 11 e 12 - "Os seus filhos farão guerra". Os filhos de Seleuco II que guerrearam foram Seleuco III e Antíoco III. Os reis do Norte e do Sul seguem em suas batalhas pessoais por poder e domínio!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário