Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
O Reino do Sul, conhecido também como reino de Judá, limitava-se ao Norte com o Reino de Israel, a Oeste com a inquieta região costeira da Filístia, ao Sul com o Deserto do Neguebe, e a Leste com o Rio Jordão, o Mar Morto e o Reino de Moabe.
Era uma região montanhosa, fértil, relativamente protegida de invasões estrangeiras (o território da Tribo de Judá manteve-se basicamente o mesmo durante sua existência).
Sua capital era Jerusalém, onde encontrava-se o Templo do Deus de Israel construído pelo rei Salomão para abrigar a Arca da Aliança. O reis do reino do Norte construíram locais para adoração nos limites do reino, como já relatamos, para não deixar que, ao subir para Jerusalém, muitos desistissem da separação dos reinos como "desculpa" oficial, mas foi, na prática, por causa de idolatria!
A dinastia de Davi foi a única a reivindicar o trono do Sul, realçando a estabilidade política. O reinado da rainha Atalia foi a única interrupção da sucessão davídica, mostrando que em Judá também ocorreram intrigas políticas, pois cinco reis foram assassinados, dois foram feridos por Deus e três foram exilados.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário