quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (13.10-23)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 13.10-23

Os discípulos querem entender a razão de Jesus falar por parábolas. Apesar de trazer apenas exemplos, o entendimento poderia ser mais complicado. Imagina uma pessoa que planta ouvindo a parábola do semeador... Poderia achar que tem algo estranho no processo pelo qual o plantio se deu!

Mas havia um significado espiritual e só quem realmente quer seguir ao Senhor pode entender coisas espirituais. Essas não se discernem com questões meramente humanas, mas com coisas espirituais. E Jesus permite aos seus discípulos o entendimento espiritual das Parábolas.

A ideia da parábola do semeador é comparar a semente com a Palavra do Reino de Deus. E o terreno onde cai, com os ouvintes da Mensagem, o coração que pode receber o entendimento. O semeador é quem vai pregando a Palavra por onde passa. Alguns ouvem, mas já nem dão bola, o inimigo impede que a semente ao menos germine. Alguns ainda ouvem, a semente até germina, mas não tem como desenvolver por conta da aspereza do coração, da incapacidade de ir além num movimento de fé e por se entregarem diante das dificuldades. Ainda há quem tenha a semente germinada e que começa a crescer, mas algumas coisas do mundo chamam mais a atenção que a Mensagem do Evangelho, não conseguem abrir mão de algo para seguir ao Senhor Jesus. E há onde a semente germina, a planta cresce e se desenvolve, mostrando quem aceitou a mensagem, abriu mão de qualquer coisa para seguir ao Senhor e ainda passou a anunciar o Reino.

Infelizmente, nas igrejas encontramos todos os tipos de solo. As pessoas podem permanecer por anos ouvindo a mensagem, até podem repetir, mas ainda falta algo para realmente mudar o coração delas. Alguns até se entendem espirituais e até parecem dar testemunho, mas o Senhor sonda o coração e algumas atitudes ainda podem revelar a distância do Senhor.

Que sejamos solo fértil, que possamos deixar a semente do Evangelho desenvolver em nosso coração e que possamos dar muitos frutos, anunciando a Mensagem, testemunhando tanto com nossa fala como com nossa forma de viver!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário