Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
O Reino do Sul (Reino de Judá), cuja capital era Jerusalém, sobreviveu mais tempo que o Reino do Norte! Só aproximadamente em 587 a. C. a capital foi destruída e os moradores levados para o exílio na Babilônia.
Segundo lemos na Bíblia, quando esses deportados voltaram do exílio e tentavam reconstruir o templo, os Samaritanos tentavam frear a construção! A separação política do passado entre Norte e Sul perdurou por muitos anos, mesmo depois do fim dos dois reinos!
O Reino de Judá entrou em conflitos com os reinos de Moabe, Amom e dos filisteus. Entretanto, o principal adversário político e militar do Reino de Judá foi o Reino de Israel. Essa briga que durou anos deixou marcas profundas entre os povos que eram um só antes da divisão e que nem se falavam depois! Inúmeras vezes travaram-se batalhas entre as dois reinos, com vitórias pouco significativas para cada lado.
Israel tornou-se fortemente influenciado pela cultura cananeia e pela religião fenícia, enquanto Reino de Judá permaneceu, de maneira geral, fiel à sua fé no Senhor, o Deus dos patriarcas hebreus.
Terminamos esse resumo na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário