quinta-feira, 11 de julho de 2019

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (16.24-28)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 16.24-28

Jesus deixa claro que precisamos abrir mão da nossa vontade para experimentar a vontade do Senhor. É muito difícil deixar de lado o que queremos. Deixar de lado a interpretação que muitos fazem: que o que mais lhes agrada é a vontade do Senhor, e realmente aceitar a vontade do Senhor, mesmo que seja a cruz!

Perto da prisão, Jesus ora pedindo para passar Dele aquele cálice. Era amargo demais, humanamente falando. Ele ia ter que sentir toda aquela dor. Mas, Sua oração não termina com esse pedido. Ele completa com "contudo, seja feita a Tua vontade".

Temos que perder a nossa vida, a nossa vontade, os nossos desejos, para ganhar a vida que vale a pena, segundo o desejo do Senhor. Pode até não nos parecer agradável num primeiro momento, pode parecer que outro caminho seja mais interessante, humanamente falando. Mas se não passamos por isso e aceitamos a vontade do Senhor para o caminho, qualquer que seja, não iremos experimentar o melhor! Pode parecer estranho na caminhada, mas o final é de bênção! Da mesma forma que nossa vontade parecer melhor na caminhada e no fim, perdemos tudo. O melhor está na vontade do Senhor!

O fim do texto divide os estudiosos. Não o fato de falar "em verdade vos digo", que aponta para linguagem profética, revelando que há de acontecer e que podemos mesmo aguardar o cumprimento!

Mas na sequência, alguns acham que Jesus teria falado da Sua volta, do Reino político instalado, o que não aconteceu ainda, logo, não sei como podem entender isso. Alguns chegam ao ponto de dizer que Jesus se equivocou, por ainda estar em condição humana! Misericórdia! Jesus mesmo diz que não sabe quando isso vai acontecer (Mateus 24.36). Logo, essas possibilidades de interpretação não se sustentam!

Alguns dos discípulos viram o estabelecimento da Igreja, o desenvolvimento da mensagem, sendo pregada em muitos lugares e muitos aceitando Jesus como Messias. Todos viram o começo disso, claro, participaram desse caminho. Mas quando a mensagem avança para "os confins da Terra", permitindo que muitos de longe conheçam o plano de salvação, nem todos viram, mas alguns sim! A mim parece mais lógico entender que esse seria o ponto que Jesus apresentava nesse momento.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário