segunda-feira, 8 de julho de 2019

Biografias de reis no Reino do Norte

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O reino do Norte passou a se chamar ISRAEL (também conhecido como EFRAIM, já que esse era o nome da tribo principal desse reino, formado por 10 tribos) e sobrevive até aproximadamente 721 a. C., quando é tomado pelos assírios. Sua capital é Samaria.

Jeroboão não foi fiel a missão a ele designada por Deus, a exemplo de Saul, trazendo desgraça para o povo. Deus escolheu, mas a infidelidade fez com que a bênção dada fosse retirada.

Foi durante o seu reinado que foram estabelecidos dois santuários (um em Dã e outro em Betel  -  1 Reis 12.28-29), por ter medo de que o povo fosse até Jerusalém e se voltasse contra ele. Nesses santuários existiam bezerros de ouro e foram escolhidos para sacerdotes pessoas entre o povo e não dos filhos de Levi. Diante de tudo isso, o mesmo profeta que lhe declarou a vontade do Senhor para que ele tivesse o reino, foi novamente usado por Deus para condená-lo.

Durante o reinado de Jeroboão, aconteceram muitas guerras entre os reinos.  Com sua morte, seu filho o sucedeu, mas não reinou muito tempo. Baasa (da tribo de Issacar) o matou e se apoderou do trono, após aniquilar toda a família de Jeroboão. Este novo rei seguiu fazendo as mesmas coisas que Jeroboão e quando morreu, deixou o trono ao seu filho, Elá. Um de seus capitães, Zimri, também matou toda a família de Elá. Só que acabou morrendo sete dias depois que começara a reinar, num fogo que ele próprio ateou.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário