Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Reconhecido como o "homem segundo o coração de Deus" (Atos dos Apóstolos 13.22), o rei Davi teve ao longo de sua vida muitas esposas e concubinas, com as quais teve muitos filhos. Os filhos mais conhecidos de Davi na narrativa bíblica foram: Absalão, Adonias, Amnom, Salomão e ainda registramos Tamar, sua filha.
Apesar de "apascentar" o povo, não era assim a sua vida familiar, que sempre esteve cercada de conspirações, intrigas, rivalidades e tragédias. Citamos os episódios envolvendo Absalão, que matou Amnom por ter violentado Tamar, tentou tomar o trono de seu pai, até mesmo suas concubinas, e acabou morto de forma trágica. O rei Davi conseguiu unir doze tribos, mas não conseguiu unir os próprios filhos.
E a Bíblia relata naturalmente sua história. Porque nosso Livro Sagrado não busca “super-heróis”, mas pessoas que se reconheçam como humanas e falhas, dependentes do Senhor, que busquem por Sua vontade, abrindo mão de seus próprios desejos.
E foi no período de maior grande prosperidade do reino de Israel sob seu reinado que Davi experimentou seu tombo mais amargo: desejou mais uma mulher, agora uma casada, Bate-Seba, que engravidou do rei e isso fez com que Davi primeiro tentasse com uma mentira gerar a impressão que o filho fosse mesmo de Urias, o marido e integrante de seu exército, e quando isso não deu certo, conspirou pela morte de Urias e se casou com Bate-Seba (2 Samuel 11). Tudo para tentar esconder seu erro.
O rei Davi foi duramente repreendido pelo profeta Natan, expondo um pecado que até então parecia que ficaria encoberto. Davi se arrependeu profundamente e Deus lhe concedeu o perdão, mas não deixou de castigar o seu pecado, pois esse filho morreu (2 Samuel 12).
Mas foi exatamente da união entre Bate-Seba e Davi que nasceu seu herdeiro no trono de Israel, o rei Salomão.
Seguimos na próxima semana, perimindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário