Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Agora, vamos passar algumas semanas apresentando mais dados históricos que de meditação bíblica mesmo, para que possamos avaliar a interpretação da revelação apresentada. São dados que nos ajudam no Estudo Bíblico e nossas mensagens no Compartilhando Na Web, ainda que devocionais, sempre se preocupam em dar subsídios para, pelo menos, apontar uma direção para o Estudo Bíblico!
Pensando na literalidade histórica da revelação apresentada até o versículo 20, temos:
Versículo 2 - ainda três reis se levantarão. Não fala os nomes, mas diz a literalidade de quantos reis se levantarão para que comece a cumprir a profecia. O quarto rei depois de Ciro foi Xerxes (486-465 a. C.). Ele planejou uma grande invasão à Grécia, que acabou falhando. Por essa característica, podemos fazer a ligação dele com o texto!
Deste ponto para frente, não vemos a citação específica da nacionalidade dos reis. E na sequência da história, outros Impérios se tornaram mais fortes, cada um no seu tempo. Então, acredito, precisamos olhar para a história e tentar entender de que reis e nacionalidades a revelação trata!
Versículos 3 e 4 - Depois, se levantará um rei poderoso. Depois desses eventos, o rei poderoso que podemos identificar na história é Alexandre, o Grande (336-323 a.C.). Ainda mais por conta da característica descrita: fazer o que quiser, mas estando em pé, o reino é dividido nos quatro ventos. Nenhum herdeiro tomou posse do reino de Alexandre, cujo império foi dividido em quatro por seus generais que se tornaram reis gregos.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário