Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Mateus 17.24-27
24 Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas?
25 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? Dos seus filhos ou dos alheios?
26 Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.
27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o e dá-lho por mim e por ti.
Esse não é entendido como o imposto que Roma cobrava, mas como o imposto do Templo. Pois é. Além de ofertas, dízimos, até venda de produtos e animais no Templo, ainda se cobra imposto! Mas só os "judeus comuns" pagavam. Os da "linhagem real", no caso, os do Templo (já que Israel estava sob domínio de Roma) não pagavam, claro.
Por isso a observação de Jesus. Ele é o Messias, o Rei dos reis, Filho do Pai a quem era dedicado o Templo. Haveria necessidade de Jesus pagar esse imposto? Se outros não tinham que pagar, muito menos Ele teria! E mais: Jesus não tinha onde reclinar a cabeça! Em nenhum momento a Bíblia nos revela que Jesus exerceu algum ofício profissional enquanto estava no tempo do Ministério! Será que Ele teria algum dinheiro naquele momento?
Mesmo assim, Jesus orienta Pedro a pescar e na boca do peixe ele contraria o valor suficiente para o imposto de Jesus e de Pedro.
Muitas vezes se questiona a respeito de impostos e tributos. Mesmo esse, que Jesus entendeu como abusivo a Ele, sua disposição foi resolver a situação de modo a evitar escândalos. Ele não era reconhecido como Filho de Deus. Muitos o viam como especial pelos milagres, mas até os discípulos balançavam a respeito disso!
Jesus nos orienta a pagar os tributos. Até os abusivos. Nos orienta a fazer até além do abuso da autoridade. Precisamos entender isso e agir como nos orienta Jesus em todo o tempo, em cada compra que fazemos!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário