quinta-feira, 18 de julho de 2019

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (17.1-8)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 17.1-8

Eis um texto lindo e complicado!

Lindo por mostrar Jesus em Sua glória, aquela que Ele abriu para se tornar servo (Filipenses 2.5-11). O Pai fala a respeito de Jesus, recomenda que ouçam o que Ele tem a dizer. Os discípulos reconhecem essa glória, se assustam, mas são acalmados por Jesus mesmo logo em seguida, já de volta desse momento e novamente em condição humana, como os discípulos já estavam acostumados até aquele momento.

Mas complicado por conta de um personagem citado: Moisés.

A Bíblia nos revela que duas pessoas não passaram pela morte ainda: Enoque e Elias. Sobre Moisés, a Bíblia relata sua morte e que seu corpo foi enterrado no vale (Deuteronômio 34). Se ele morreu, como apareceu ali?

É possível ter contato com mortos? A Bíblia nos diz que não devemos fazer isso, que tal é abominação ao Senhor, mas não diz que seja impossível - Deuteronômio 18.9-14. Não posso ir além do que nos diz o texto Bíblico! Tem gente que tenta, mas eu não gosto nem de acrescentar, nem de tirar o que o texto realmente diz. E, claro, não tenho compromisso com o erro! Se houver necessidade de ajuste, que o Senhor me oriente para mudar o entendimento errado, pois quero apenas o que Dele vem!

Podem ter aparecido outros personagens ali e não foram reconhecidos? Sim! O texto não nos dá detalhes de como foi esse reconhecimento ou a apresentação. Apenas diz que Jesus foi transfigurando diante de Pedro, Tiago e João e que Moisés e Elias apareceram. Não tem como ter certeza de como foi esse reconhecimento, ele apenas aconteceu.

Mas Jesus não foi consultar nenhum morto. Era apenas uma antevisão do que está por vir: Jesus glorificado. Logo, não seria impossível que até um morto tenha ali aparecido, pois não necessariamente ele estava ali, poderia ser apenas uma visão. Como o fato de ter aparecido Elias, que está vivo, possa indicar que Moisés seja, na verdade, Enoque, outro que está vivo. Mas o texto não diz isso, não vou por esse caminho.

O que sei é que os discípulos tiveram uma bela experiência naquele momento e nenhum pensamento teológico pode tirar deles tanto a experiência como o testemunho de Jesus glorificado. Eles viram por instantes o que aguardamos para logo. Não sei quando, mas espero para logo! Maranata!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário