Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Reinou por 22 anos (1 Reis 14.19). Lemos sua história em 1 Reis 11.26; 12.12-33; 14.1-20.
Jeroboão (também conhecido como Jeroboão I) manda fortificar Siquém, reedifica Penuel, cidade além do Jordão. Porém não segue os conselhos dos profetas do Senhor, antes se desvia deles praticando atos errados espiritualmente e levando todo o Israel praticar a idolatria.
Temendo que o povo, ao subir para Jerusalém a fim de adorar ao Deus de Israel, voltando-se para o Senhor, desejasse a reunificação dos reinos, estabeleceu um culto idólatra em Dã e em Betel fazendo dois bezerros de ouro para Israel adorar. Também edificou templos, e estabeleceu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não pertenciam à família de Arão, nem à de Levi e queimou ele mesmo incenso a esses deuses.
Deus repreende a Jeroboão que, rejeitando as palavras do profeta, manda que o prenda. No mesmo instante o rei tem a mão ressequida, mas implora para que o profeta ore a Deus, que o cura.
Contudo, não abandonou a idolatria, antes procurava mais e mais se desviar dos caminhos do Deus de Israel. Mas seus feitos não ficaram impunes e, por meio do profeta Aías, o Senhor dá a sentença da sua ira: Não haverá na casa de Jeroboão descendentes do sexo masculino, nem de sua família, e não serão sepultados, e tão somente a um filho de Jeroboão se faria pranto e só este teria sepulcro.
Depois da sua morte, reina seu filho Nadabe.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário