segunda-feira, 24 de junho de 2019

Biografias: TRANSIÇÃO (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Foi Jeroboão quem liderou a revolta. Depois da profecia dita por Aías sobre a divisão e ascensão de Jeroboão (1 Reis 11.29-39), ele assumiu o trono do reino do Norte, dizendo que isso era providência divina e não um acidente ou uma rebelião popular simplesmente.

Ele era efraimita e foi um dos oficiais de Salomão. Durante o reinado deste, Jeroboão já teve que fugir para o Egito, por receio de uma ordem do rei Salomão a respeito de sua morte. Depois da morte de Salomão, voltou e diante da resposta negativa de Roboão à proposta de diminuir o fardo, liderou a revolta que resultou na divisão do Reino.

A ideia de que era providência divina parecia favorecer Jeroboão, claro. Ele atendeu a um chamado divino e foi confirmado como rei por conta da vontade do Senhor. Muitos líderes políticos gostam dessa ideia, por gerar a possibilidade de pouca discussão a respeito de sua liderança. Mas mesmo os que realmente são agraciados por conta da vontade do Senhor podem perder essa autoridade por conta de ações contrárias ao desejo do Senhor.

Se agarrar na vontade do Senhor para assumir a liderança não pode ser um fim em si. O Senhor pode sim ter agido naquele momento com essa direção, mas tal autoridade pode passar da pessoa se ela não seguir a vontade do Senhor. Foi assim com Saul, a divisão do Reino mostra mais uma vez isso. Há muitos exemplos claros dessa situação!

A partir da próxima semana, permitindo o Senhor, falaremos dos Reis do Reino do Norte!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário