segunda-feira, 17 de junho de 2019

Biografias: TRANSIÇÃO (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Roboão acabou não sendo sábio. Ser mais pesado para com o povo do que seu pai Salomão não era aceitável!

Jeroboão e outros homens importantes foram pedir ao Rei Roboão que tratasse o povo melhor. Mas Roboão não quis escutar. Em vez disso, ficou sendo ainda mais duro. E a divisão do Reino se tornou realidade.

Jeroboão não quis que o povo fosse a Jerusalém para adorar no templo de Jeová, para evitar que alguma influência de lá atrapalhasse nesse processo de divisão. Mas, em vez ter um local para adoração, acabou criando um espaço de idolatria, contrariando logo a ideia de que uma das razões para a divisão do Reino fosse desajustes no final da vida de Salomão! E muitos problemas acabam nascendo por conta disso.

Com Roboão não houve tanta facilidade assim! Logo no começo do reinado e depois da divisão, já teve que enfrentar batalhas, como a luta contra o rei do Egito, por exemplo. Sempre os desvios na questão espiritual refletia na soberania da Nação de alguma forma!

Os reinos formados da divisão em 930 a.C.foram:

- o do Sul, que passou a se chamar JUDÁ, com as tribos de Benjamin e Judá, sobrevivendo até 587 a.C., quando é tomado pelos babilônios. Capital: Jerusalém.

- o do Norte, que passou a se chamar ISRAEL (também conhecido como EFRAIM, já que esse era o nome da tribo principal desse reino, formado pelas 10 tribos restantes) e sobrevive até 721 a.C., quando é tomado pelos assírios. Capital: Samaria

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário