quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Redenção (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

De acordo com 1 Pedro 1.1-12, entendemos que a Redenção é um propósito de Deus!

Inicialmente (v.2), o apóstolo mostra que o plano de salvação nasceu no coração de Deus. Não foi uma mera obra do acaso, mas sim pura e genuína graça, pois a justiça de Deus se manifesta em nos redimir dos nossos pecados e não em nos condenar. O desejo de Deus é que todos se salvem.

Mas não é algo para ser vivido apenas na eternidade. A redenção foi uma obra única e definitiva, realizada por Jesus Cristo. E é agora que acontece em nossa vida, no instante que nos entregamos a Deus.

Deus nos redimiu para que:

a) tivéssemos uma viva esperança, isto é, certeza de que temos um lugar junto ao Pai;

b) tivéssemos uma herança viva, pois muitas heranças e bens são perecíveis, mas a que Deus nos legou em Jesus Cristo é eterna;

c) tivéssemos uma proteção eterna, já que Pedro nos diz que os “salvos são guardados” (v.5). A confiança que depositamos Nele está guardada e protegida.

O homem por si só e por suas obras não tem condições de se tornar justo diante de Deus, isto porque, “todas as suas obras, na verdade, são impuras e pecadoras em si mesmas, de modo que todas elas necessitam de expiação” (BURTNER, robert W, CHILES, Robert E. Coletânea da Teologia de Wesley. Tradução de Messias Freire, página 135).

E Deus, por ser justo, há de utilizar-se de toda a sua justiça para julgar a humanidade. É difícil estabelecermos critérios e afirmarmos como será o julgamento de Deus. No entanto, a Bíblia nos diz que o julgamento será severo e justo, e acontecerá sobre toda a carne (Apocalipse 20.11-15; Romanos 14.10). Mas o crente tem uma obra na qual ele pode gloriar-se, uma obra que não é de si próprio, mas de Deus – a obra de Jesus Cristo no Calvário – e por ela, toda a humanidade que crê se justifica diante dEle.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário