terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Comentário Devocional do Livro de Daniel (5.1-31) – 9

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Daniel confrontou Belsazar porque ele deixou de reconhecer que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens (Daniel 5.18-21). Ele poderia, sendo rei e poderoso, fazer sim muitas coisas, tomar decisões, mas só se o Senhor permitisse e não por ser ele poderoso em si. O seu poder era permitido pelo Senhor!

Foi Deus quem deu o reino, grandeza e poder a Nabucodonozor (v. 18). A grandeza da Babilônia não era mera conquista de seus reis, mas dádiva de Deus, que permitiu todas as coisas. Nabucodonozor demorou muitos anos para entender isso. Passou por um tempo de rebaixamento em seu poder, até mesmo do ponto de vista do modo de vida de um ser humano, se comportando como um animal mesmo. Passou por essas coisas e deixou de experimentar isso por reconhecer que o poder não era dele, mas ele realizava por permissão do Senhor!

Mas seu filho, ainda não está reconhecendo. E, por isso, é confrontado. Tinha tido exemplos para reconhecer, sabia da vida e da experiência de seu pai. Poderia ter aproveitado tudo aquilo e avançado daquele ponto, mas preferiu "voltar" e ainda se definir como poderoso por sua própria capacidade.

Porque Belsazar deixou de se humilhar diante de Deus, a despeito de exemplo tão forte dentro da sua própria casa (Daniel 5.22 - ele viu o que aconteceu com o rei Nabucodonozor, seu pai, indo comer capim com os bois, porque endureceu sua cerviz), antes ainda mantém seu orgulho, sua soberba e sua incredulidade, tão cego em sua certeza de que o poder era seu, que ainda não consegue enxergar sua ruína.

Mesmo diante da revelação do que estava por acontecer, faz promessas aos sábios da Babilônia (v. 7) e a Daniel (v. 16) que não poderia mais cumprir. Ainda se achava poderoso, mas seu reino já não era mais seu, por decisão do Verdadeiro Dono do Poder.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário