Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Quando Davi fugiu de Saul, ele buscou abrigo primeiramente em Ramá, ao lado do profeta Samuel. O rei ainda continuava empenhado em capturá-lo, mas não teve sucesso (1 Samuel 19.18-24).
Dali, Davi foi até o santuário de Nobe, onde garantiu alimento e armas para sua jornada até Gate, uma cidade dos filisteus. Foi nessa cidade onde Davi recebeu o treinamento que o capacitou ainda mais como um grande guerreiro. Foi nesse período que Davi começou a formar um exército que poderia ser tido como improvável. Ele reuniu homens considerados miseráveis, devedores e descontentes. Entre seus leais companheiros, muitos nem eram hebreus.
Mesmo conquistando a confiança de clãs de Judá que estavam insatisfeitos com o rei, enquanto Saul esteve vivo, Davi não tentou nada contra sua vida. O Senhor determinou que o reino tinha sido tirado de Saul, logo, apenas o Senhor poderia confirmar isso. Davi não procurava o cumprimento de sua unção lutando contra outro que um dia foi ungido. Era preciso respeitar o momento em que o Senhor iria confirmar que o reino tinha passado para Davi!
E em uma batalha, Saul vê a derrota, a morte de Jônatas, e acaba se matando. Foi a partir desse momento que Davi começou sua história com rei, antes mesmo de ser rei de fato! Isso porque, primeiramente, ele tornou-se rei da tribo de Judá em Hebrom (2 Samuel 2 - 4). Esse local ficava aproximadamente 50 quilômetros de Jerusalém, e passou a ser sua capital. Mas um filho de Saul, Isbosete foi proclamado rei por apoiadores de seu pai.
Como rei em Hebrom durante 7 anos e meio, Davi fez importantes alianças estratégicas. Aos poucos ele começou a conquistar as principais lideranças de Israel, a indisposição com muitos daqueles que apoiavam a casa de Saul. E tornou-se definitivamente rei depois da morte de Isbosete.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário