Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Estamos citando os eventos na ordem que encontramos na Bíblia. Mas registramos: não é possível precisar com exatidão a cronologia dos eventos que seguem a unção de Davi por Samuel, a vitória sobre Golias e sua atuação na corte de Saul. O que sabemos é que Davi foi recomendado como músico para aliviar a melancolia de Saul (1 Samuel 16.18), como já registramos. Quando enfrentou o Golias, ele se revezava entre ser pastor do rebanho de seu pai e suas tarefas na corte de Saul. Além de músico particular do rei, Davi também começou a ser o portador da armadura de Saul. O rei se afeiçoou a ele (1 Samuel 16.21-23). Após o ato heroico de Davi derrotando o gigante, sua popularidade cresceu grandemente entre o povo.
Registramos essa impossibilidade histórica de confirmação da sequência dos eventos, pois a sequência da história nos faz pensar um pouco sobre isso. Afinal, Davi já estaria na corte de Saul quando enfrentou o gigante, mas apenas após a vitória sobre Golias que a amizade entre Davi e Jônatas nasceu. Se Davi já transitava na corte, já poderia ser conhecido, mas só depois de vencer o gigante Davi fica definitivamente na corte de Saul e é nesse momento que se registra o início dessa amizade entre Davi e Jônatas, que simboliza a verdadeira lealdade e o mais sincero companheirismo (1 Samuel 18.1-5).
Essa amizade forte e verdadeira sobreviveu aos períodos de provação, e a aliança feita por Davi e Jônatas perdurou mesmo após a morte do filho de Saul, quando o rei Davi mandou buscar o aleijado Mefibosete e lhe designou a herança da família de Saul (2 Samuel 9.7-13). A amizade resistiu até mesmo a ira invejosa de Saul que cresceu contra Davi. Ele havia se tornado o favorito do povo (1 Samuel 18.5). Os israelitas começaram até a fazer músicas para Davi, enaltecendo seus feitos mais do que os feitos do próprio rei!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário